Twittter, posso dizer tuitar?

Os internautas do Twitter têm usado o verbo tuitar. Está correto?

Esta é uma questão frequente com relação a termos da Internet. Quando um termo estrangeiro entra na língua e é incorporado por uma comunidade, e não houve, ao longo de algum tempo, um termo correspondente para ele, ele acaba por tomar (pela própria comunidade) as terminações gramaticais da língua e passa a ser usado por esse grupo. Há na Internet inúmeros exemplos: deletar, blogar, surfar, gugar, butar (boot), etc.

Se essa for uma prática passageira, o termo acaba desaparecendo. Se generaliza, tomando outras comunidades, com o passar do tempo, acaba um dia passando para o léxico, obviamente, com as devidas adaptações para o perfeito entendimento dos falantes (normas gramaticais).

Nota-se que esses novos verbos, geralmente, tomam a terminação da primeira conjugação - verbos terminados em -ar. Essa é uma prática adotada também pelas crianças quando começam a falar.

Assim sendo, não é aconselhável dizer que é certo ou errado o uso do verbo tuitar. Ele pode não ter sentido para os falantes que não conhecem a existência do Twitter, mas dentro dessa comunidade o termo está cumprindo a sua função comunicativa e perfeitamente adaptado às terminações verbais.

Estrangeirismo é para todos.

Nos EUA não havia significado nem significante para caipirinha. -- e eles dizem 'kaipiriinha'... 'páw de keijow' (!!). Diante de questões linguísticas, há necessidade de fazer uma análise com mais atenção porque esse é um problema que atinge todos os países, mais cedo ou mais tarde.

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex