INICIANDO WILLIAM SHAKESPEARE

Nasceu em Stratford- upon-Avon, em 23 de Abril de 1564, casou, teve filhos e foi para Londres, onde começou a usar o teatro para representar suas obras, sendo que as primeiras não eram dramáticas, eram bem ao gosto da aristocracia, eram humanistas e clássicas. Misturavam fantasia e realismo, em que o romantismo ocupava papel preponderante.
Entre 1601 e 1608, ele escreveu grandes tragédias e estudiosos acreditam que essa mudança pode ter sido ocasionada por medo de novas guerras, insegurança política ou algum problema pessoal, sendo que Hamlet é uma das tragédias dessa época.
Depois de 1608, ele retoma seu velho otimismo, misturando trágico com humor, obras ficam conhecidas como tragicômicas, e a resignação e o perdão são temas constantes.
Tem uma fase em que Shakespeare se dedica mais ao teatro, ou por realização pessoal, motivos financeiros, ou porque como ator ele poderia criar mais em cima da dramaticidade, cujo interesse social era maior que na poesia.
A obra teatral de Shakespeare é formada de 37 peças, sendo que 12 são comédias e em suas peças encontramos imaginação, fantasia ,aparências que enganam, predomínio das paixões sobre a razão e domínio da linguagem poética.
As manifestações teatrais desde a Idade média eram encenadas nas ruas e aos poucos vão sendo montados lugares fixos para as encenações, devido a sua grande popularidade.
Shakespeare era um autor e ator que agradava a todas as classes sociais, ele só encontrou certa resistência e não conseguiu agradar por muito tempo os intelectuais e filósofos, pois eles não aceitavam que ele não tivesse cursado uma universidade.
As peças mais conhecidas de Shakespeare foram traduzidas e representadas na maioria dos idiomas, inclusive no Japão, e outras foram filmadas.
Logo, Shakespeare é considerado até hoje a maior referência literária do mundo de todos os tempos. Um autor que viveu há séculos atrás, escreveu suas peças na sua própria língua e conseguiu ser conhecido no mundo todo só poderia ter esse reconhecimento.

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex