Metáfora e poesia

Metáfora é uma figura de linguagem com sentido de comparação ou semelhança, melhor ainda, com sentido de associação. Pode-se dizer que é a alteração do sentido de uma palavra ou de uma expressão, desde que, entre o sentido novo e o verdadeiro da palavra ou expressão, haja um ponto comum. Veja exemplo num trecho de uma poesia de Cassiano Ricardo.

Lua cheia

Boião de leite / que a noite leva / com mãos de treva, /pra não sei quem beber. E que, embora levado / muito devagarinho/vai derramando pingos brancos / pelo caminho.

(Cassiano Ricardo. Poesias completas. Rio de Janeiro, J. Olympio, 1957) {: class=recuo.lpeu}

Onde está a metáfora?

  • «Boião» é um recipiente bojudo de boca larga usado para doces, leite, etc. Aqui no texto, ele está significando «lua», por comparação:
    bojudo (= a lua redonda);

  • «de leite» (= lua branca, prateada);

  • «a noite leva/mãos de treva» (= o caminhar dos astros);

  • «vai derramando pingos brancos» (= as estrelas com seus movimentos)

    A comparação não foi apenas de termos, foi além disso, foi também de existência,foi traduzindo o percurso dos astros no espaço.

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex