LPeU > artigo > Prática de interpretação de textos

15-05-2013. Gloria Galli (trabalhos acadêmicos, revisões de textos, TCC e normas ABNT)

Enviar via e-mail

Categorias: textos | interpretação de textos | textos argumentativos |

Chat Dúvidas ou Sugestões

Faça chat com nossos colaboradores

Falando um pouco sobre textos.

Segue nesta seção um modelo (um deles) de prática de interpretação de textos.
Os excertos abaixo fazem parte de um editorial intitulado Habilitação Médica. É um texto dissertativo argumentativo, pois expressa a opinião de quem escreve.
- O que será que o autor pretende dizer ao leitor?
- O que sugere esse título?
- O que eu já sei sobre esse assunto?

(seção - Opinião - Editoriais)

Habilitação médica

(fonte: http://www.unesp.br/aci/clipping/120508i.php \acesso em 06-07-2009)
...
«Na vigorosa entrevista que concedeu à Folha, o médico e pesquisador Ricardo Brentani, um dos mais renomados oncologistas do país, defendeu o fechamento imediato das escolas médicas que forem mal avaliadas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Seu argumento é o de que o Brasil já conta com um número suficiente de médicos.(...)
(...)
De fato, o fechamento das escolas... seria uma medida saneadora, mas ainda assim insuficiente para a defesa da saúde pública.É urgente criar um exame de habilitação obrigatório para médicos (...) Embora profissionais com deficiências de formação dificilmente consigam passar em concursos ou conquistar bons empregos na rede privada, eles amiúde são contratados em caráter emergencial por hospitais e pronto-socorros públicos, nos quais a carência de mão-de-obra é uma constante.
(...)
No interior e nas periferias das metrópoles, muitas vezes são os médicos menos preparados que ministram o primeiro atendimento,(...) Um meio prático de combater essa distorção seria introduzir o exame, que impediria bacharéis sem condições mínimas para clinicar de exercer a medicina.
(...)
Infelizmente são fortes as resistências à obrigatoriedade do exame - (...) Elas vêm principalmente de proprietários de escolas, mas também de setores do Conselho Federal de Medicina. São essas resistências que, em nome do bem comum e da saúde pública, precisam ser vencidas.»

Interpretando o texto:
- O texto acrescentou-me algo novo? - Sim, e explico:
- Há nele uma espécie de denúncia sobre médicos, especialmente, recém- formados. O editorial argumenta e endossa um pedido para fechamento de escolas médicas que tiverem mal desempenho no ENADE. Falou que profissionais com deficiência de formação têm dificuldades de serem aprovados em concursos e conseguir empregos, enquanto médicos são contratados para atender emergências sem qualquer tipo de avaliação.

Quanto maior for a visão de mundo da pessoa, mais facilidade terá para compreender fatos, notícias, etc. Nesse texto, por exemplo, seria bom já saber alguma coisa sobre o jornal - a Folha. um Jornal de grande circulação no Brasil. Um dado novo pode ser o pronunciamento do médico oncologista chamado Ricardo Brentani; outro, pode ser sobre o fato de que há 170 cursos de medicina.

O artigo faz uma comparação entre os cursos de medicina e os de advocacia, e assim, faz uma referência ao exame da OAB. Também faz uma referência aos países EUA e Canadá. Fala também do pessoal que está contra o sugestão de fechamento. Muitas informações, não é?

A conclusão
Outra coisa importante: prestar atenção na conclusão - correlacione isso com o título e o parágrafo de introdução. Faça uma avaliação final: pela tomada de atitude que o artigo sugere, qual o tema que ele aborda? cidadania? - ética? Concluímos que para interpretar um texto, queira ou não, a gente acaba se posicionando diante dele. Que bom! É isso que contribui para o conhecimento de mundo das pessoas.