Texto tipos e gêneros

Autoria por Gedini em 13/05/13 licença flexível*.

O texto tem organização e estrutura próprias que definem o seu sentido - e é o sentido do texto que estabelece a comunicação entre dois sujeitos: destinador e destinatário. Portanto, o texto é um todo com significado e com o objetivo de comunicação.

Texto

Existem várias definições para texto. É fundamental saber que um texto é uma ocorrência linguística dotada de certa formalidade, o que lhe dá sentido e lhe permite exercer a sua função sociocomunicativa. Os estudos mais comprometidos com o texto fazem parte da Linguística Textual. Esse ramo da ciência linguística pode levar o estudo para além da frase e até além do próprio texto.

Um texto tem que ter uma estrutura tal que, ao longo do seu percurso, a relação entre seus elementos sejam mantidas. Estas são as relações de coesão e coerência, sem as quais o texto perde o seu sentido ou se torna monótono. Conforme a função à qual se destina, o texto fica enquadrado num certo tipo de gênero.

Tipos de textos

O tipo de texto é determinado pelo modo de se estabelecer a interação entre texto e leitor. Isso significa que o tipo é caracterizado pela natureza linguística de sua construção teórica, ou seja, por seus tempos verbais, aspectos lexicais e sintáticos, relações entre seus elementos. Os principais tipos textuais são:

descritivos, dissertativo, narrativo, argumentativo, expositivo, injuntivo.

Os gêneros de textos

Se o tipo é organizado pelos seus elementos formais, o gênero é caracterizado pelo seu estilo, pela sua função sociocomunicativa, ou seja, para o fim a que se destina. Surgem, pois, vários gêneros (orais e/ou escritos):

bula de remédios, bilhete, narrativas, artigos de opinião, crônicas, romances, receitas, classificados, reportagens jornalísticas, carta pessoal, carta comercial, catálogos, lista telefônica, telefonema, email, cardápio, chat, manual de instruções, resenha, outdoor, plano de aula, aula virtual, resumo, charge, boletim de ocorrência, edital de concurso, relatório, piada, conversação comum, conferência, sermão, romance, biografia, horóscopo, reunião etc.

Tipos e gêneros podem conviver num mesmo texto. Assim sendo, um texto, por exemplo, do gênero carta, pode ser do tipo narrativo, argumentativo, etc. Um romance pode trazer trechos descritivos, embora seja predominantemente narrativo. Numa bula de remédio estão presentes três tipos: descritivo, dissertativo e injuntivo. Na fábula, o narrativo e argumentativo. Concluímos que, um mesmo tipo de texto pode ocorrer em vários gêneros.

Ver O cão e o osso

Comentários, exemplos ou sugestões

Adicionar Depois de adicionar seu comentário, você será direcionado para criar um login LPeU - que é necessário para validar seu comentário.

Categorias relacionadas

textos | gênero de textos | tipos de textos |

Busca na base LPeU