Compreendendo um texto narrativo

Interpretação do texto narrativo

Uma estrutura narrativa apresenta verbos no pretérito perfeito e predicados de ação relativos a eventos que se referem à primeira ou à terceira pessoa. A narrativa possui uma estrutura própria de organizar a informação. Os eventos são organizados no tempo, de forma tal que o leitor sinta a reconstrução de uma experiência e que no final apresente claramente uma avaliação. Portanto, há uma sequência temporal e um jogo de causa e efeito.

Na sucessão dos enunciados da estrutura narrativa sempre ocorre uma mudança, uma transformação de estado com alguém. Observa-se que no texto narrativo ocorrem enunciados de estado e enunciados de ação, os quais fazem acontecer mudanças que dão origem a novas enunciados, novos estados.

As principais características de uma narrativa são:

  • A figuratividade, isto é, predominância de termos concretos;

  • Mudança de situação;

  • Informações numa sequência lógica;

  • Estruturas verbais com verbos no passado (pretérito perfeito), mais que perfeito, imperfeito.

Reconhecendo no texto essas características e prestando atenção aos significados verbais, não haverá dificuldades para compreender um texto. É importante iniciar o estudo sobre interpretações começando pelas narrativas, por ser um gênero que prende muito a atenção do leitor e assim, prepara-o para textos mais complexos.

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex