Função metalinguística nas diversas áreas

A função metalinguística usa o código para definir elementos do próprio código, a rigor, a linguagem dos dicionários, dos livros acadêmicos. Mas não é apenas nessa área que ela é usada.

No teatro:
Na fala dos personagens. Quando alguém pede explicação sobre algo que ouviu e não entendeu:

  • "O que ele quiz dizer com isso?"- "Não compreendo o que você está explicando." Ou quando o personagem, olha para a plateia e deixa de ser o personagem para explicar como ele tem que agir como personagem.

Nas propagandas:
Quando a propaganda conversa com o leitor(a) - imagens e palavras que explicam o produto, sua utilidade, grau de importância e funcionalidade), sugestões utilizadas pelas imagens e a indução elaboradas pelas palavras.

Nos quadrinhos:
É representada pela organização da grafia dos desenhos e representação das falas, as sequências desejadas, a ordem das novas cenas, a descrição dos sons produzidos pelas ações descritas etc. Representações desse tipo servem para explicar procedimentos em departamentos de empresas, escolas, unidades de saúde etc.

Nas artes plásticas:
Quando um pintor, por exemplo, no quadro de Velázquez, “As meninas” - o pintor é retratado pintando o quadro.

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex