Questões sobre adjuntos adverbais

O parágrafo abaixo corresponde a um trecho da narrativa Robson Crusoé, de Daniel Defoe. Todos os termos grafados correspondem à função adjunto adverbial. Observe que essa função pode indicar a maneira, o lugar, enfim, as circunstâncias em que ocorrem os fatos que são enunciados. E esses elementos são colocados pelo narrador para enriquecer o texto e, principalmente, dão pistas de uma espécie de julgamento dos fatos.

[...] “A brisa soprava de oeste para leste, como todas as manhãs. Vinha possivelmente do continente, passava sobre a ilha e continuava mar adentro. O vento, no mundo inteiro, parece ter um carinho especial pelos pescadores: de manhã, soprava da terra para o mar, levando-os para seus pontos de pesca; à tarde, inverte sua direção, impelindo-os de volta ao lar, por caminhos seguros.”[...]

Fonte: Robson Crusoé. Cap.16. Trágica expedição marítima. Daniel Defoe. Adptação Werner Zotz. Editora Scipione:São Paulo, p.50) {cite: recuo.lpeu}

Comentários:

  1. de oeste para leste -> indica o modo de soprar do vento; portanto, um termo que modifica o verbo.
  2. todas as manhãs -> com o significado de ‘sempre’, indica uma circunstância temporal.
  3. possivelmente -> um advérbio de modo, isto é, uma modalidade alética, da ordem da possibilidade, com eixo no falso/verdadeiro.
  4. do continente -> indica origem da função verbal (v. vir).
  5. no mundo inteiro -> indica o lugar, porém, de forma genérica.
  6. de manhã -> indica uma circunstância de tempo.
  7. da terra para o mar -> indica circunstância de direção.
  8. para seus pontos de pesca -> indica circunstância de finalidade.
  9. à tarde -> tal como o item 6, circunstância de tempo.
  10. de volta ao lar -> tal como o item 8, indica circunstância de finalidade.
  11. por caminhos seguros -> indica circunstância de modo.

Além desses termos que funcionam como adjuntos adverbiais, é importante que observemos o modo e os tempos verbais porque eles podem trazer cargas semânticas que indicam circunstâncias. Veja, por exemplo, esta expressão:

  • “passava sobre a ilha e continuava mar adentro” . Aqui, o aspecto verbal indica a ação continuada do vento que é expressa pelo tempo pretérito imperfeito do modo indicativo.

  • levando-os para seus pontos de pesca... Nesta expressão, a forma nominal do gerúndio justifica a ação do vento ao passar pela ilha e continuar mar adentro.

  • O vento, no mundo inteiro, parece ter um carinho especial pelos pescadores. Neste caso, o termo ‘parece’ toma o julgamento do narrador; portanto, uma modalidade da ordem do ‘pode ser’, do ‘provável’.

Com isso entendemos que os adjuntos adverbiais têm nos textos uma grande importância para a compreensão dos fatos. São eles que fazem com que as coisas saem dos acontecimentos comuns.

Ver também Adjunto adverbial

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex