Substantivos concretos e abstratos

Formação de substantivos

Revendo conceitos:
Substantivo é a classe de palavras que tem a característica de significar o que se chama objetos substantivos, ou seja, as substâncias (caneta, cobra, grama), objetos idealizados como substâncias, como as qualidades (beleza, brancura), os estados (saúde, alegria) e os processos (chegada, saída, facada). Pode-se dizer que é a classe de palavras que nomeiam tudo: as entidades reais e imaginárias, os lugares, os seres em geral, as qualidades, as sensações, as ações, os estados, as características, etc. Há muitas maneiras de formação dos substantivos.

Pode-se formar um substantivo a partir de outra palavra?

Sim, pode. Uma das formas de se formar um substantivo, ou seja, um nome, é a partir de um verbo. Neste caso, toma-se o verbo, acrescenta-se um sufixo, e está formado um substantivo - desde que haja aceitação de uso, evidentemente. Aqui, tomamos como exemplo, substantivos formados a partir de verbo com o acréscimo do sufixo ada. Nota-se que forma um 'nome de ação' ou 'resultado' de uma ação. (gera um substantivo abstrato).

Substantivos formados a partir de verbos:

caçar (caçada); coçar (coçada); roçar (roçada)
  

Substantivos concretos e substantivos abstratos

Esta é uma das divisões dos substantivos: concretos ( próprios e comuns ) e abstratos.

Substantivos concretos

Os substantivos concretos não dependem de nada para ter existência própria. Os concretos nomeiam seres, idéias e coisas (ar, água, fogo, lousa, brisa, faca, catálogo, Deus, pensamento etc.).

Substantivos abstratos

Os substantivos abstratos são de natureza dependente. Costuma-se dizer que os abstratos nomeiam ações e estados. (beijo, prazer, beleza, venda (vender), entrada, saída, cansaço, felicidade, honra, pobreza, caridade etc.)
Os substantivos deverbais, isto é, originados de verbos são todos abstratos.

Quais funções o substantivo pode exercer na estrutura de uma frase?

O substantivo pode exercer muitas funções:
núcleo de sujeito;
de objeto direto:
de objeto indireto;
de adjunto adnominal;
de complemento nominal;
de aposto;
de adjunto adverbial;
de vocativo;
predicativos; agente da passiva etc.

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex