Ainda sobre o uso da vírgula

Pergunta do usuário:
Na frase: A pedido do Sr. Diretor, Prof. Dr. Fulano de Tal, e nos termos da Portaria XXX, de 12/12/2000, informamos...
Gostaria de saber a forma correta do uso da virgula e, ainda, se há uma regra para o uso de vírgula no aposto explicativo.

  • Sim. A pontuação está correta. Pelas seguintes razões:
  • o aposto (Prof. Dr. Fulano de Tal) foi separado por vírgula porque é um termo que explica o anterior. Ele tem que vir entre vírgulas, senão mistura a explicação com a referência. Portanto, na frase acima há dois termos isolados por vírgulas: o aposto e a data. (são normas de emprego).

A regra do aposto pode ser justificada assim: o aposto é um termo que representa uma oração que completa o entendimento de uma outra. (o mesmo que colocar uma explicação dentro de parênteses):

«Nós informamos que o Sr. diretor pediu...(o senhor diretor é o prof. Fulano de Tal) ou "O Sr. diretor que é o prof. Fulano de Tal pediu que..., e acrescentamos que nos termos...»

Ver também Entre vírgulas

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex