Obra literária e verossimilhança

Conceitos literários

Seguem alguns conceitos sobre teoria literária.

Obra literária

Uma hipótese permanente. Na tentativa de definir o que é um texto literário, houve ao longo da história, vários conceitos. Um texto literário é inventado, é criado? Esses termos foram discutidos e chegou-se à conclusão que, estendendo-se os entendimentos ao longo do seus conceitos, todos os termos pareciam um tanto falhos. Invenção é uma palavra não adequada ao texto literário, pois, se assim o fosse, uma obra estaria sempre sujeita a aperfeiçoamento. Criação, também não é adequada, pois, pressupõe-se que se cria a partir do nada. Chegou-se, então, à conclusão que o texto literário é uma representação da realidade. O poeta recria a realidade para suavizar sua amargura, mesmo que sua palavra seja amarga. Necessariamente, ele não recria só a amargura. Recria também o belo, o bom, o maravilhoso. Nessa recriação é que está a arte - a arte do texto literário.

O escritor e a verdade

O escritor faz um percurso enviesado para expressar a realidade. Clarice Lispector dizia que "o escritor usa a palavra como isca". Fernando Pessoa dizia que "o poeta é um fingidor". Aristóteles, expressando a representação poética, dizia que nela não havia veracidade e sim a verossimilhança.

Verossimilhança

Qualidade que faz a arte parecer verdadeira, apesar de todas as coisas impossíveis que ela possa dizer. A arte não é verdadeira, não é verídica, ela é verossímil, é semelhante à verdade. A arte desperta a ilusão - tem como referencial a impressão da verdade.

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex