Corresponde a uma explicação, equivalendo a pois. Ver conjunção causal e conjunção coordenada explicativa. Exemplos:
«Fui repreendida pelo guarda porque joguei papel no chão.»
«Jonas não fez a prova porque estava com febre.»
É a junção da preposição por mais o pronome interrogativo ou o pronome relativo. Equivale a um advérbio interrogativo de causa.Vem acompanhado pela palavra razão (subentendida) ou a (pelo qual).Exemplos:
«A senhora pode me dizer por que repreendeu o meu filho?» (= por que razão)
«O caminho por que passo é sombrio.» (= pelo qual)
«Não sabemos por que João comprou aquela casa. (pergunta indireta - por que razão)
«O livro por que aprendeste a ler é antigo.» (= pelo qual)
É um advérbio, por isso nunca admite plural. Aparece sempre em final de frase. Por que está acentuado? - Porque quando está no final da interrogação, torna-se tônico. Por isso vem acentuado. Repetindo: o acento é por causa da tonicidade. (= tom forte). Exemplos:
«Condenada por quê?»
«Quando ela me contou a história, eu ri e ri muito, não sei bem por quê.»
«Ele a maltratou, mas não sei por quê. (=qual a causa?)»
«Eles a maltrataram. Sabem por quê? (=motivo)»
«Foi fácil compreender por quê. (=motivo)»
Palavra substantivada. Corresponde a um substantivo. Portanto, admite plural. Sempre acompanhada de artigo. Exemplos:
«Quando ela me contou a história, eu ri e ri muito, e o porquê eu sei bem.»
«Ele a maltratou, mas não sei o porquê.»
«Eles a maltrataram. Sabem o porquê?»
«Foi fácil compreender o porquê de tanta interrogação.»
Fixação dos conteúdos
Um pequeno diálogo
- A senhora pode me dizer por que repreendeu o meu filho?
- Eu o repreendi porque ele estava envolvido numa briga.
- Envolvido? Como? Por quê?
- Porque ele estava junto com os outros alunos na hora da briga.
- E a senhora sabe o porquê da briga?
- Não. Não sei o porquê da briga, mas, vou interrogá-lo por que estava junto com os demais.