Novela

Gênero - novela

Esse tipo de gênero nasceu na Antiguidade Clássica com as novelas de cavalaria, criadas para atender um público que queria aventuras e, posteriormente, surgiram as novelas sentimentais e bucólicas. A Demanda do Santo Graal conta a história dos cavaleiros do Rei Artur em busca do Santo Graal. Menina e moça são duas personagens femininas que nos bosques e pastores revelavam suas mágoas amorosas.

A novela apresenta características entre o conto e do romance numa mistura de estruturas textuais: narrativo, dramático, lírico e pode explorar vários enredos ao mesmo tempo. E é o enredo conflituoso em diálogos atraentes são os elementos que prendem o expectador/leitor da novela. O tempo do relato é histórico, pode ser contemporâneo, localizar-se no passado ou no futuro, mas sempre é mais curto do que nos romances e mais longo do que nos contos.

O espaço explorado pode deslocar-se para diferentes ambientes. A linguagem é própria ao enredo escolhido. Os personagens são muitos e podem retirar-se ao longo da trama ou inserir-se nela a qualquer momento. Durante um certo período da história a novela desaparece e, então, reaparece no século XIX sob a forma de folhetins dos romances. Com o advento do rádio surgem as novelas radiofônicas e com a televisão, as telenovelas. Nessas modalidades o enredo desenvolve-se em ritmo acelerado.

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex