O que é narrativa

Narrativas são textos amarrados na linha do tempo, seja presente, passado ou futuro, com fatos em sequências temporais, com jogos de causa e efeito, sejam reais ou imaginários. As narrativas são marcadas por mostrar ações e processos transformativos, interessantes. Há muitos substantivos nas narrativas, o que lhe justifica a denominação de texto figurativo. Nas narrativas históricas predominam os tempos do passado e verbos de ação e ação-processo.
Porém, a cada intervalo das acontecimentos, surgem verbos de estado representando uma zona de conforto, depois novos acontecimentos até atingir o clímax, ponto alto da narrativa, que leva para um desfecho bom ou mal, segundo a intenção do narrador.

  • Compondo uma boa história

Não basta narrar fatos. Enriqueça-os com detalhes. Veja um excerto do conto Convite inusitado, de Francisco Marins em Grotão do café amarelo.

«Otacílio e Maria Amélia pegaram, então, cada qual um rodo de madeira e, com alegria infantil, puseram-se a estender os grãos de café por toda a área para que, em camada fina, recebesse o sol, por igual. As cerejas amarelas esparramavam-se em todas as direções e, para não esmagá-las, eles ficaram descalços. Sentiam satisfação incontida, naquela manhã. Pudera! Ali estava o primeiro resultado de duros esforços, após quatro anos de lutas e canseiras. Otacílio mal acreditava, ao se recordar do dia em que começara a abrir a clareira da mata para as primeiras plantações.»

Fonte: (Excertos de Grotão do café amarelo. Francisco Marins. São Paulo: Escrituras Editora, 2006, p.69)

Observando o trecho da narrativa, constatamos que o autor não só apresenta as ações dos personagens, mas descreve-as com palavras que lhes dão qualidades, modaliza os acontecimentos, enfim, enriquece as informações com detalhes:

  • estender os grãos em camada fina, recebessem o sol, por igual);
  • cerejas (amarelas);
  • satisfação incontida ... Pudera! .. duros esforços, quatro anos de lutas e canseiras ...

Ver Interpretando 'O peixinho e o gato

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex