LPeU > artigo > Foto como redução de fotografia pode ter diminutivo *fotinha*?

06-05-2013.

Enviar via e-mail

Categorias: substantivos | diminutivos | graus dos substantivos |

Pergunta:
O vocábulo foto como redução da palavra fotografia, com relação à terminação -inho e -inha. Algumas pessoas argumentam que o correto seria a fotinho, o que soou-me estranho, já que a palavra é feminina. O mesmo aplica-se a moto, que teria a forma motinho.
Qual a forma correta?

Resposta:
O diminutivo de foto como forma reduzida de fotografia pode ser 'fotinha' . Da mesma forma para 'moto', como redução de motocicleta, poderia ser 'motinha'. A dúvida pode ter surgido porque essas duas palavras apresentam gêneros diferentes e significados diferentes. Seria 'motinho' e/ou 'fotinho' se correspondessem às formas masculinas. Veja como o Priberam define esses termos:

foto (ó) s. f. (redução de fotografia): Imagem reproduzida em superfície sensível à luz. = fotografia.

foto (ó) s. m. (origem obscura) 1. Ant. Nado. Mar. estar em foto: flutuar, navegar sem perigo de embate em baixios ou cachopos.

moto s. m.

  1. Abalo, movimento, giro.
  2. Sinal que um artista põe na sua obra para que o reconheçam como autor dela.
  3. Divisa de cavaleiros antigos.
  4. Forma arcaica de mote.
  5. Mús. Andamento um tanto rápido.
  6. s.f. redução de motocicleta

fonte:Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Está completamente errado - "fotinha" não existe; é o diminutivo hipotético de "fota", palavra que não existe. Pela lógica (equivocada) usada acima, o diminutivo de cinema é cineminho. Aqui a explicação correta: http://dicionarioegramatica.com.br/2015/09/28/o-certo-e-a-fotinho-ou-a-fotinha/

Dedeh / 30-09-2015

Negativo... Fotinha é o diminutivo de FOTO e não de FOTA. E ´FOTO´ é uma redução de FOTOGRAFIA, que correto e é feminino, portanto continua com o mesmo gênero, que não pode mudar só porque foi reduzida. O correto é fotinha mesmo - e cinema não é caso que se aplique pois é masculino terminado em ´a´, assim como Problema, cujo diminutivo é ´O Probleminha´. Não é o caso de FOTOGRAFIA, que é palavra feminina terminada em ´a´, e não há que passar para o masculino por nenhuma circunstância.

Reginaldo / 08-02-2016

Dedeh / 30-09-2015