Prática de interpretação de textos coesão e coerência

Nesta seção há mais um exercício sobre interpretação de textos, mas, desta vez, com foco em elementos coesivos e a articulação da coerência. Mais informações sobre esses termos encontram-se na seção revisão no final deste artigo.
O texto abaixo é um editorial intitulado Habilitação Médica. É um texto dissertativo argumentativo, porque expressa a opinião de quem escreve. Neste artigo sondamos os procedimentos que o autor usou em relação a coesões e coerências.

Texto para leitura e sondagem:
Habilitação médica
(fonte: http://www.unesp.br/aci/clipping/120508i.php \acesso em 06-07-2009)
...
Na vigorosa entrevista que concedeu à Folha, o médico e pesquisador Ricardo Brentani, um dos mais renomados oncologistas do país, defendeu o fechamento imediato das escolas médicas que forem mal avaliadas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Seu argumento é o de que o Brasil já conta com um número suficiente de médicos.(...) De fato, o fechamento das escolas com reiterado mau desempenho em exames nacionais seria uma medida saneadora.(...) É urgente criar um exame de habilitação obrigatório para médicos nos moldes daquele que existe para advogados. (...) No interior e nas periferias das metrópoles, muitas vezes são os médicos menos preparados que ministram o primeiro atendimento, o que pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Um meio prático de combater essa distorção seria introduzir o exame, que impediria bacharéis sem condições mínimas para clinicar de exercer a medicina. Infelizmente são fortes as resistências à obrigatoriedade do exame. (...) Elas vêm principalmente de proprietários de escolas, mas também de setores do Conselho Federal de Medicina. São essas resistências que, em nome do bem comum e da saúde pública, precisam ser vencidas.

Procedimentos No primeiro parágrafo falou-se sobre: um médico, entrevista, jornal e ENADE (o autor explicou o que significa a sigla) - o autor usou Seu argumento é de que para se referir ao argumento do médico (usou um recurso de coesão, o pronome seu para evitar a repetição da palavra) - isso chama-se 'coesão referencial'. O possessivo 'seu' é para a análise coesiva um dêitico anafórico, isto é, termo que aponta para um termo já mencionado no texto.

Continuando a análise...
Falou em 'fechamento de escolas com reiterado mau desempenho em exames nacionais' ...exames nacionais substituindo 'ENADE', outro recurso coesivo. O termo o exame está em concordância com o um elemento extra-linguístico (OAB) mas, o autor deu uma dica – 'que existe para advogados'. Usou a expressão eles são contratados ...O pronome eles foi usado para não ter que repetir profissionais com deficiência... - - recurso coesivo também. A expressão nos quais a carência de mão de obra.. Esse nos quais substitui os termos hospitais e pronto-socorros - recurso coesivo. (...) o que pode fazer a diferença... sem o o que o autor teria que dizer a ação desses médicos menos preparados... o que iria ficar repetitivo – então, lança mão do recurso!

No parágrafo final, aquele que fecha o assunto, resumindo os argumentos e reafirmando o seu ponto de vista (os parágrafos finais são sempre assim), o autor cita a palavra resistências e mais adiante, para não ter que repeti-la, ele usa o pronome elas (recurso coesivo). Na última frase aparece o pronome adjetivo essas que remete para o termo resistências novamente.

Conclusão:
O autor manteve fielmente dois posicionamentos até o final: escolas médicas com repetidos maus desempenhos e mal avaliadas no ENADE devem ser fechadas e ainda vai um pouco além – argumenta a necessidade de um exame de qualificação dos profissionais. Deduzimos, portanto, que houve coerência no texto.

Revisando conceitos
O discurso é a atividade comunicativa desenvolvida entre os interlocutores e que vai possibilitar o sentido do texto.

Coesão textual é uma articulação gramatical entre os elementos do texto. Esses elementos, bem trabalhados, permitem a retomada de termos já expressos anteriormente ou antecipar a expressão deles, de forma tal, que o texto se torne uma leitura inteligível, agradável, não tenha muitas repetições e tenha referências bem definidas para a sua perfeita compreensão.

Coerência textual é a articulação bem feita entre os elementos do texto e a idéia que o prende, o tema a que se refere. O assunto deve ficar preso em todo o desenvolver do texto, de forma que, permaneça no fio dos enunciados do começo ao fim. Não se pode desmentir um fato (direta ou indiretamente) que foi dito anteriormente. O posicionamento tomado no início do texto, deve ser mantido até a conclusão.

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
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