Funções da linguagem nas séries iniciais

Pergunta:
Qual série ou ano o aluno começa a estudar a disciplina funções da linguagem? Como podemos usar na pedagogia?

Resposta:
Com qualquer atividade epilinguística, seja oral ou escrita, estamos lidando com as diversas funções da linguagem. O que faz a diferença é trabalhar com a metalinguagem quando a criança ainda não está pronta para compreender conceitos abstratos.

Creio que podemos despertar a atenção das crianças para essa ou outra função do texto sem mesmo tentar nomear essas funções, essa é a questão. Outra coisa é o grau de complexidade do que se explora - isso, obviamente, será adequado à faixa etária dos alunos.

Por exemplo:

Nas séries iniciais, podemos pedir às crianças que reportem um acontecimento e, nesse processo, ir adequando a fala deles aos parâmetros que entendemos como função referencial, ou seja, relatar um fato sem misturar-se com ele ou misturar outras coisas etc.

Podemos brincar com a função fática: um telefoninho de barbante e latinha e testar se o companheiro está ouvindo; uma conversa ao celular com uma amiga (testando a compreensão), um polegar estendido pedindo carona, uma advertência de estacionamento proibido etc., contanto que, no momento, as pessoas envolvidas estejam ligadas ao canal de comunicação, o qual precisa ser mantido enquanto houver o interesse da comunicação. E assim, proceder com as demais funções.

Podemos, sem pressão, verbalizar o que estamos fazendo - "que interessante, estamos usando agora a função fática da linguagem!" - mas isso, sem escrever, sem cobrar em prova, sem anotar no caderno, seria, talvez, o primeiro contato com o termo metalinguagem, e isso já seria um bom começo. Creio que nas séries iniciais podemos ir antecipando conceitos mais elaborados que virão mais tarde. Primeiro, a oralidade - a brincadeira, o faz de conta, do qual Vygotsky tanto fala. (Este parecer é pessoal)

Veja também Há várias funções de linguagem num mesmo texto?

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
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