Casuísmo Dicotomia Dualismo Maquineísmo

Casuísmo, segundo o dicionário Larousse, significa, em primeiro conceito, aceitação passiva de princípios, doutrinas. Entende-se pois, uma obediência à lei ou à jurisprudência. Doutrina comum nos campos do direito, da moral, da política, ao tomar-se medidas artificiosas para resolver algum problema, sem considerar o bem comum. Beneficiar-se de uma lei.

Dicotomia significa divisão em duas partes: dois segmentos que podem ser parecidos ou opostos. "A gramática tradicional da língua portuguesa ao estudar a frase admite a dicotomia sujeito e predicado." "Saussure, o mestre genebriano, ao estudar a linguagem considerava a dicotomia 'langue' e 'parole' (língua e fala)."

Dualismo ou dualidade é o sistema filosófico que explica o princípio da vida pela existência de dois princípios, ou seja, duas substâncias ou duas realidades irredutíveis entre si, e que não se misturam nunca e nem se subordinam. Essa doutrina atribuída a René Descartes e Christian von Wolff. Acredita-se que tudo tem o seu dual: corpo e alma/ sim ou não/ mundo material e mundo espiritual, etc.

Maniqueísmo é uma doutrina que se funda em dois princípios opostos. Nas obras literárias, a atividade maniqueísta é mostrada na caracterização dos personagens: uns são bons, outros maus.

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex