Estudo de texto: os parágrafos

Neste artigo vamos observar as partes que caracterizam um texto dissertativo/argumentativo. Usamos excertos de um artigo extraído do Jornal Folha de S.Paulo. Separamos o texto em três partes: introdução, parágrafos de desenvolvimento e conclusão. Procuramos destacar em cada parágrafo as frases-núcleo, isto é, o tópico de cada parágrafo, a ideia principal de cada um deles em itálico e, em seguida, a explicação desses tópicos, em fonte normal.

O nosso objetivo ao apresentar um texto fragmentado é chamar a atenção para o modo como foi produzido, para as palavras que o autor usou ao apresentar seus argumentos.

«Partida a frio»
texto disponível em http://www.folha.uol.com.br/ Acesso em: 05 out.2008.Editoriais.

Parágrafo de introdução
Informação é um direito básico do consumidor: num mundo acossado pela poluição do ar e pelo agravamento do efeito estufa, contudo, o comprador brasileiro ainda depende de testes por publicações especializadas para orientar-se sobre o consumo de combustível nos modelos de automóveis.

Parágrafos dos argumentos

  • Em abril de 2009, isso começará a mudar. A partir dessa data chegarão às concessionárias os primeiros veículos com etiquetas indicativas do nível de consumo, semelhantes às que existem em aparelhos domésticos, como geladeiras e fogões: são rótulos de leitura simples, que indicam por letras e barras coloridas o grau de eficiência do produto no dispêndio de eletricidade (etiqueta Procel) ou de gás (etiqueta Conpet).

  • A iniciativa faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem, iniciado há mais de duas décadas: o processo envolve fixação de níveis [...] e um selo de aprovação para [...].

  • Desde sua origem o programa opera com a metodologia de adesão voluntária das empresas, em geral por intermédio de convênios entre agremiações setoriais e órgãos de governo como o Inmetro [...]

  • O procedimento se mostrou eficaz, como se depreende da generalização das etiquetas ..[...] Testes padronizados já foram estipulados pelo Inmetro ...

Parágrafo de conclusão
Cabe, no entanto, uma reflexão: se a inclinação de fabricantes é aderir à transparência, cedo ou tarde, é de se perguntar por que a etiquetagem não poderia ser obrigatória desde a partida: Decerto isso anteciparia os efeitos benéficos da medida.

Comentários:

O que observamos neste ensaio sobre produção de textos:

  • O que ocorre no texto todo, ocorre também em cada parágrafo. Os textos dissertativos possuem: parágrafo de introdução, parágrafos de desenvolvimento, parágrafo de conclusão.
  • O parágrafo de introdução contém a ideia chave (principal), sobre a qual toda a produção se desenvolve. Mas cada parágrafo também registra um pequeno tópico, que é a ideia principal e frases que fecham o seu desenvolvimento. Por isso, diz-se que a estrutura do texto repete-se em cada parágrafo.
  • Os parágrafos de desenvolvimento apresentam os argumentos para defender a ideia centrada na introdução; não há limites para o número desses argumentos. No ensino, talvez pela questão de tempo gasto na correção, pede-se que não sejam mais do que três parágrafos de argumentos. Certamente, é um bom número. O último parágrafo é reservado para fechar o assunto, onde deve haver um certo endosso de tudo o que foi dito.
  • Observamos que a intenção da comunicação caracteriza os diferentes tipos de parágrafos, porém, todos eles trazem a ideia principal e o seu desenvolvimento.

Voltar ao texto de estudo Partida a frio

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex