25-07-2015
resumo de um textpo

Como resumir um texto narrativo?

Comentários

Gedini

O resumo de uma narrativa é, em síntese, relatar o que foi mais relevante de cada parágrafo. Obviamente, deve ser respeitada a sequência temporal dos acontecimentos. Sabemos que uma narrativa inicia-se pela apresentação de um cenário em determinado lugar e tempo - é importante começar o resumo com um relato sucinto sobre isso. Apresente o(s) personagem(s) principal(s) e características, caso sejam marcantes.
..
Como sabemos, logo depois da apresentação do cenário, iniciam-se as ações/reações. Todo autor tem a intenção de ir aos poucos revelando para o leitor o perfil do(s) personagem(s) por ele criado(s). No resumo, não se coloca personagens secundários, tente perceber onde a história se amarra. Esse é o conflito que toda narrativa traz - procure identificá-lo. O conflito é também a parte mais interessante da narrativa - é o ponto alto que o autor quer que o leitor perceba.
..
Se o personagem, para resolver o conflito passou por duras penas, não deixe de relatar em seu resumo, pois, o personagem é o coração da obra. Como ele é: forte, fraco, inteligente, aventureiro, pacato etc. Essa parte, que é o miolo do texto, embora resumida, é a mais longa. E, finalmente, o desfecho: como termina? Nessa parte, fica mais clara a transformação que houve com o(s) personagem(s) - trecho muito importante para o resumo.
..
Tudo isso depende do tipo de narrativa - se é de um livro, de um conto, uma crônica. De qualquer modo, todos os textos narrativos trazem: título, cenário, sequência temporal dos acontecimentos, jogos de causa/efeito, transformação, desfecho. O importante é, no resumo, não perder a coerência no fio dos enunciados - a ideia central vai sendo trabalhada, mesmo resumida, em busca do desfecho.

Veja este esboço Momentos da narrativa

© 2009-2025 Todos os direitos reservados. Glória Edini - Educadora no Língua Portuguesa em Uso.