Travessão no final da frase

Pergunta do usuário:
Tenho dúvidas quanto a utilização do sinal de pontuação travessão. Assim, gostaria de alguns exemplos. Mas meu exemplo inicial é o abaixo:
"O cachorro pulava com as patas traseiras — saltitante."
Eu posso utilizar o travessão dessa forma? Como quem quer colocar uma outra expressão para o mesmo assunto?

  • Sim. Pode-se usar o travessão dessa forma. O que ocorreu é que o termo saltitante, modalizador do verbo pulava, foi deslocado do lugar onde deveria estar, ou seja, junto a esse verbo, e colocado no final da frase, o que lhe deu uma posição de destaque/ ênfase. Nesse lugar, o termo deve ser antecedido de vírgula ou travessão.

O travessão pode ser usado para indicar uma pausa forte, a fala de alguém, substituir vírgulas, colchetes, parênteses e, como dissemos, para destacar termos isolados. Lembrando, que, geralmente, usa-se travessão duplo; mas no final da frase, usa-se o simples. Exemplos:

"- Olha o passarinho!!... disse o fotógrafo à criança, acenando com a mão esquerda."
"Não me espanta - disse a mãe - que com toda essa vocação para advogada, seja tão respondona!"<br/> "Se vocês entrarem - acrescentou - eu crio coragem."

Ver também Pontuação-travessão

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex