Boletim nº 1

Compreensão de textos

Estamos colocando no site editoriais para auxiliar na compreensão e produção de textos. O objetivo é que o estudante visualize os três principais momentos de um texto dissertativo argumentativo: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Ao quebrar o texto em três partes, fica fácil observar a escolha das palavras pelo autor, a intenção dos enunciados, os argumentos, exemplos, citações, etc. Pode-se, portanto, realizar um aprendizado observando um exemplo. Pode-se visualizar o artigo Estudo de texto.

Praticando o novo acordo

Uma das questões mais solicitadas com relação ao novo acordo é sobre o emprego do hífen em prefixos. Por isso o site vai publicar, aos poucos, algumas listas desses prefixos, junto às respectivas regras. O assunto vai ter que ser dividido em seções. A primeira listinha está em Ortografia - prefixo 'pré'(1)

Dicas de leitura

Pretendemos, aos poucos, publicar mais artigos que incentivem a leitura. Diante de um texto, preste atenção no título, ele tem muito a ver com o conteúdo. Ao iniciar a leitura, mentalize o cenário que o escritor vai apresentar a você, e vai usar todos os recursos para convencê-lo sobre o que vai dizer. Não se esqueça de que ele (narrador, escritor) já tem tudo preparado para dizer, só falta prender a atenção do leitor. A leitura de um livro, por exemplo, o narrador mostra de início um cenário, cria certas expectativas para apresentar os principais personagens e precisa desenvolver o assunto de forma satisfatória, caso contrário, o leitor o abandona. Procure meditar sobre expressões que você achou interessantes. Por exemplo, estou lendo 'Quando Nietzsche chorou' (de Irvin D. Yalom) e no decorrer da leitura, encontrei expressões interessantíssimas, clique se quiser visualizar algumas. É importante também, para quem gosta de analisar o plano de expressão em confronto com o plano de conteúdo, que o narrador usa muito bem fluxos de consciência para a fala do Dr. Breuer. Ver Fluxo de consciência.

nota:
Observações como essas podem auxiliar muito no momento de fazer um texto argumentativo dissertativo. Citações de obras, pensamentos de filósofos, expressões interessantes, são importantíssimas para enriquecer os argumentos de quem escreve, principalmente, se citadas as origens. - "A mente, fique sabendo, adora passagens secretas e alçapões" ou "A incessante labuta do intelectual, despejando todo este conhecimento (dos livros) para dentro do cérebro pela abertura de três milímetros na íris." (grifo nosso)

Erro de português ou preconceio linguístico?

Muitas expressões consideradas preconceituosamente como 'erros' expressam uma fala enraizada no processo histórico da língua. A linguística tem mostrado que, muitas vezes, o que se considera 'erros' pode ser uma economia de sons, facilidade procurada pelo órgão fonador, até pelos princípios canônicos das línguas: necessidade, suficiência e economia. Isso não invalida nem subestima a norma culta – devemos, todos, conhecê-la e usá-la. Mas temos que entender as diferenças culturais, sociais e regionais que interferem no processo evolutivo da língua. Falar sobre essas variações facilita para o aluno o entendimento da norma culta, evita preconceito com as falas dos colegas, com a família ou outras pessoas. Temos artigos sobre Metaplasmos visão geral.

Concurso

Estamos organizando um concurso cultural para lançar no site. A idéia é que as pessoas se sintam mais estimuladas a participar dos processos linguísticos, sejam despertadas para o gosto da leitura, para produção de textos, e que acima de tudo pela língua materna. A prática tem mostrado que a cada dificuldade vencida geram-se duas curiosidades. Talvez uma gincana cultural, pela qual as pessoas dessem contribuições com questões gramaticais, pois assim elas estariam participando do processo de construção do próprio conhecimento.

Atenção pessoal do boletim:
Como colaboradora do site LPeu, quero deixar uma mensagem pessoal para todos vocês. Em primeiro lugar, agradecer pela visita e confiabilidade. O LPeu é um projeto que objetiva realizar uma interação entre site/usuários e usuários entre si, estamos trabalhando para isso. O site é novo e necessita de colaboradores que possam nos ajudar a construi-lo cada vez melhor. Por isso, conto com críticas, sugestões e participação. Tenho certeza que juntos faremos um site legal. Um grande abraço a todos,

Gloria

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
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