Busca —  Feedback redação —  Chat Dúvidas —  Categorias

O que é narrativa

Categorias: narrativas | tipos de textos | textos | produção textual |

Desde 22-05-2013. Por Licença: Copie citando a fonte Gedini

Colaboradores

Envie sua colaboração pelo nosso chat.

Narrativas são textos amarrados na linha do tempo, seja presente, passado ou futuro, com fatos em sequências temporais, com jogos de causa e efeito, sejam reais ou imaginários. As narrativas são marcadas por mostrar ações e processos transformativos, interessantes. Há muitos substantivos nas narrativas, o que lhe justifica a denominação de texto figurativo. Nas narrativas históricas predominam os tempos do passado e verbos de ação e ação-processo.
Porém, a cada intervalo das acontecimentos, surgem verbos de estado representando uma zona de conforto, depois novos acontecimentos até atingir o clímax, ponto alto da narrativa, que leva para um desfecho bom ou mal, segundo a intenção do narrador.

Não basta narrar fatos. Enriqueça-os com detalhes. Veja um excerto do conto Convite inusitado, de Francisco Marins em Grotão do café amarelo.

«Otacílio e Maria Amélia pegaram, então, cada qual um rodo de madeira e, com alegria infantil, puseram-se a estender os grãos de café por toda a área para que, em camada fina, recebesse o sol, por igual. As cerejas amarelas esparramavam-se em todas as direções e, para não esmagá-las, eles ficaram descalços. Sentiam satisfação incontida, naquela manhã. Pudera! Ali estava o primeiro resultado de duros esforços, após quatro anos de lutas e canseiras. Otacílio mal acreditava, ao se recordar do dia em que começara a abrir a clareira da mata para as primeiras plantações.»

Fonte: (Excertos de Grotão do café amarelo. Francisco Marins. São Paulo: Escrituras Editora, 2006, p.69)

Observando o trecho da narrativa, constatamos que o autor não só apresenta as ações dos personagens, mas descreve-as com palavras que lhes dão qualidades, modaliza os acontecimentos, enfim, enriquece as informações com detalhes:
- estender os grãos em camada fina, recebessem o sol, por igual);
- cerejas (amarelas);
- satisfação incontida ... Pudera! .. duros esforços, quatro anos de lutas e canseiras ...

Ver Interpretando 'O peixinho e o gato

Vídeo da semana — Perífrase

Considere outros artigos

Gedini
2013-08-05
Quiasmo

Envie sua dúvida ou entre em contato

Faça login para enviar suas dúvidas de forma pública.

Entre em nosso chat para suporte online.