Língua Portuguesa em Uso > Estudo de texto: os parágrafos

Estudo de texto: os parágrafos

Gloria Galli


Categorias: produção textual | interpretação de textos | textos argumentativos |

Neste artigo vamos observar as partes que caracterizam um texto dissertativo/argumentativo. Usamos excertos de um artigo extraído do Jornal Folha de S.Paulo. Separamos o texto em três partes: introdução, parágrafos de desenvolvimento e conclusão. Procuramos destacar em cada parágrafo as frases-núcleo, isto é, o tópico de cada parágrafo, a ideia principal de cada um deles em itálico e, em seguida, a explicação desses tópicos, em fonte normal.

O nosso objetivo ao apresentar um texto fragmentado é chamar a atenção para o modo como foi produzido, para as palavras que o autor usou ao apresentar seus argumentos.

«Partida a frio»
texto disponível em http://www.folha.uol.com.br/ Acesso em: 05 out.2008.Editoriais.

Parágrafo de introdução
Informação é um direito básico do consumidor: num mundo acossado pela poluição do ar e pelo agravamento do efeito estufa, contudo, o comprador brasileiro ainda depende de testes por publicações especializadas para orientar-se sobre o consumo de combustível nos modelos de automóveis.

Parágrafos dos argumentos
- Em abril de 2009, isso começará a mudar. A partir dessa data chegarão às concessionárias os primeiros veículos com etiquetas indicativas do nível de consumo, semelhantes às que existem em aparelhos domésticos, como geladeiras e fogões: são rótulos de leitura simples, que indicam por letras e barras coloridas o grau de eficiência do produto no dispêndio de eletricidade (etiqueta Procel) ou de gás (etiqueta Conpet).

Parágrafo de conclusão
Cabe, no entanto, uma reflexão: se a inclinação de fabricantes é aderir à transparência, cedo ou tarde, é de se perguntar por que a etiquetagem não poderia ser obrigatória desde a partida: Decerto isso anteciparia os efeitos benéficos da medida.

Comentários:

O que observamos neste ensaio sobre produção de textos:

Voltar ao texto de estudo Partida a frio

Comentários

revisados

Gedini
2013-08-05
Quiasmo

Participe

Faça login para receber nossa newsletter ou enviar dúvidas