LPeU - língua portuguesa em uso Língua Portuguesa em Uso

Criado por Gedini
em 2013-06-05.

Estudo de texto

Neste artigo vamos observar as partes que caracterizam um texto dissertativo/argumentativo. Usamos excertos de um artigo extraído do Jornal Folha de S.Paulo. Separamos o texto em três partes: introdução, parágrafos de desenvolvimento, e conclusão. Procuramos destacar em cada parágrafo as frases-núcleo, isto é, o tópico de cada parágrafo, a ideia principal de cada um deles em itálico e, em seguida, a explicação desses tópicos, em fonte normal.

O nosso objetivo ao apresentar um texto fragmentado é chamar a atenção para o modo em que ele foi produzido, para as palavras que o autor usou para apresentar seus argumentos.

«Partida a frio»
texto disponível em http://www.folha.uol.com.br/ Acesso em: 05 out.2008.Editoriais.

Parágrafo de introdução
Informação é um direito básico do consumidor: num mundo acossado pela poluição do ar e pelo agravamento do efeito estufa, contudo, o comprador brasileiro ainda depende de testes por publicações especializadas para orientar-se sobre o consumo de combustível nos modelos de automóveis.

Parágrafos dos argumentos
- Em abril de 2009, isso começará a mudar. A partir dessa data chegarão às concessionárias os primeiros veículos com etiquetas indicativas do nível de consumo, semelhantes às que existem em aparelhos domésticos, como geladeiras e fogões: são rótulos de leitura simples, que indicam por letras e barras coloridas o grau de eficiência do produto no dispêndio de eletricidade (etiqueta Procel) ou de gás (etiqueta Conpet).

  • A iniciativa faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem, iniciado há mais de duas décadas: o processo envolve fixação de níveis [...] e um selo de aprovação para [...].

  • Desde sua origem o programa opera com a metodologia de adesão voluntária das empresas, em geral por intermédio de convênios entre agremiações setoriais e órgãos de governo como o Inmetro [...]

  • O procedimento se mostrou eficaz, como se depreende da generalização das etiquetas ..[...] Testes padronizados já foram estipulados pelo Inmetro ...

Parágrafo de conclusão
Cabe, no entanto, uma reflexão: se a inclinação de fabricantes é aderir à transparência, cedo ou tarde, é de se perguntar por que a etiquetagem não poderia ser obrigatória desde a partida: Decerto isso anteciparia os efeitos benéficos da medida.

Comentários:

  • O que pudemos observar nesse pequeno ensaio sobre produção de textos é que: de certa forma, o que ocorre no texto todo, ocorre também em cada parágrafo. O texto contém um parágrafo de introdução, que contém a ideia chave (principal), sobre a qual o texto se desenvolve. Cada parágrafo, de um modo geral, traz um tópico, que é a ideia e, em seguida, o desenvolvimento dela.

  • Temos visto que de um modo geral, os textos argumentativos apresentam um parágrafo introdutório do assunto, que corresponde à ideia a ser desenvolvida/argumentada. Em seguida, apresenta os argumentos para defender essa ideia; não há limites para o número desses argumentos. No ensino, talvez pela questão de tempo gasto na correção, pede-se que não sejam mais do que três parágrafos de argumentos. Certamente, é um bom número. O último parágrafo é reservado para fechar o assunto, onde deve haver um certo endosso de tudo o que foi dito.

Participar neste artigo Utilize este botão para adicionar seus comentários. Depois de adicionar seu comentário, você será direcionado para criar um login para validar seu comentário.

Este conteúdo foi originalmente criado por Gloria Galli, nome de usuário Gedini, em 2013-06-05 e está disponível com a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Outros autores também podem colaborar com este artigo.

Você poderá referenciar este artigo com o uso do link abaixo e incluir nota com o nome do autor:

Salvar e enviar para meu e-mail
Votar (1 estrela)
Votar (2 estrelas)
Votar (3 estrelas)

Enviar Você será enviado para criar um 'login' com seu e-mail.