redação ENEM: A sociedade brasileira entre dois opressores

A sociedade brasileira entre dois opressores

A sociedade brasileira sustenta dois polos, os quais precisam ser investigados: a classe política administradora e aquela que o senso comum chama de “marginais”.
Essa classe intermediária está sem liberdade, por medo de roubos, crimes, estupros, latrocínios e, por outro lado, submetida à classe política que dá exemplo de corrupção, falta de vontade política, falta de transparência de suas ações e dona dos mais altos salários, sustentados pela sociedade.
No entanto, o que precisa ser revisto é que a classe política é eleita pela própria sociedade descontente, ou seja, rever a questão do voto. Havendo uma estrutura educacional que oriente a classe jovem para melhores escolhas de futuros políticos, poderia melhorar a atuação desses dois senhores opressores.
A conscientização da sociedade, no entanto, precisa se fazer também sobre a noção de quem é realmente o seu maior inimigo – se é a classe dos marginais, que, explicitamente, declaram-se como tal, ou aquela que, a princípio, declara-se como amiga, mas a cada dia revela-se indiferente aos interesses da nação.

Ver também Ação criminosa na sociedade brasileira

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex