Login
por Gedini em 2013-05-22.

Períodos e orações

Ao iniciar o estudo das funções sintáticas é importante recordar alguns conceitos.

Frase

Tem sentido próprio, entonação e, por isso, encerra uma ideia. Não é uma oração. Não é um período.

Oração

Oração é uma unidade formal. É passível de análise sintática ( sujeito e predicado ). Há verbo. Tem ou não sentido completo.

Período

Período é uma frase organizada em oração ou em orações. Período simples contém apenas uma oração, ou seja, tem apenas um verbo. Período composto contém mais de uma oração, mais de um verbo.

Estudo das orações

Para compreender as orações, é importante:
- observar as possíveis inversões dos seus termos;
- saber que para cada oração há um verbo;
- para cada verbo há um sujeito (salvo raras exceções);
- infinitivo impessoal leva a um sujeito indeterminado.

Período simples e período composto

  • Se houver na frase apenas um verbo, esta será uma oração e vai constituir um período simples; se houver mais de uma oração (mais de um verbo), será um período composto. Nesse período composto, se as orações tiverem sentido sintático e semanticamente completos, formarão as orações coordenadas. Isso significa que cada oração tem sentido completo, não precisa de outra para completar-lhe o sentido.
  • Se, num período composto de, pelo menos, duas orações, uma delas for sintática e semanticamente completa, esta chamar-se-á oração principal. Nesse período composto, se houver uma oração principal (sintática e semanticamente completa: sujeito, verbo e complemento) e a outra tiver uma relação de dependência com ela, esta será uma oração subordinada.

Compreendendo as orações subordinadas

Num período composto, se a oração principal for semântica e sintaticamente completa, a subordinada terá a função de substantivo, adjunto adverbial ou adjunto adnominal:
- Se a oração subordinada tiver a função de adjunto adnominal, ela pertencerá ao grupo das orações subordinadas adjetivas.
- Se a oração subordinada tiver a função de adjunto adverbial, ela pertencerá ao grupo das orações subordinadas adverbiais.
- Se a oração subordinada tiver a função de substantivo, ela pertencerá ao grupo das orações subordinadas substantivas.

Ver artigo Falando sobre análise sintática
Ver artigo Sujeitos

Compartilhe

Sobre o artigo

Este conteúdo foi originalmente criado por Gloria Galli, nome de usuário Gedini, em 2013-05-22 e está disponível com a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Outros autores também podem colaborar com este artigo.

Você poderá referenciar este artigo com o uso do link abaixo e incluir nota com o nome do autor: