LPeU - língua portuguesa em uso Língua Portuguesa em Uso

Criado por Gedini
em 2013-05-13.

Importância dos verbos na construção dos sentidos

Há um artigo sobre interpretação de textos, no qual prioriza-se o verbo para melhor compreensão da frase e, consequentemente, do texto todo. O linguista francês, Tesnière, considerava o verbo como o "nó central" da frase, e dizia ele, que a frase pode ser comparada a um pequeno drama, no qual, o verbo representa o seu "enredo".

Usamos esse raciocínio como proposta para a interpretação de uma narrativa, isto é, um episódio da série Robson Crusoé - veja fragmentos do texto neste link: Estudo: Nasce um marinheiro

No final do texto, coloquei os links com comentários sobre os diversos momentos da narrativa e outros com explicações sobre Verbos de estado, verbos de ação, verbos de ação processo e verbos de processo

Nesses artigos objetiva-se apresentar um ponto de vista sobre a contribuição dos verbos na compreensão de textos.

Participar neste artigo Utilize este botão para adicionar seus comentários. Depois de adicionar seu comentário, você será direcionado para criar um login para validar seu comentário.
verbos |

Este conteúdo foi originalmente criado por Gloria Galli, nome de usuário Gedini, em 2013-05-13 e está disponível com a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Outros autores também podem colaborar com este artigo.

Você poderá referenciar este artigo com o uso do link abaixo e incluir nota com o nome do autor:

Salvar e enviar para meu e-mail
Votar (1 estrela)
Votar (2 estrelas)
Votar (3 estrelas)

Enviar Você será enviado para criar um 'login' com seu e-mail.